Rousseau - Autor do livro Emilio, ou Da Educação
Fiel a seu princípio, segundo o qual o homem nasce naturalmente bom, Rousseau estima que é preciso partir dos instintos naturais da criança para desenvolvê-los. A educação negativa (essa que propõe o filósofo), na qual o papel do preceptor (professor) é, sobretudo, o de preservar a criança, deveria substituir a educação positiva que forma a inteligência prematuramente e impensadamente. O ciclo completo desta nova educação comporta quatro períodos:
1. O primeiro período vai de 0 a 5 (zero a
cinco) anos, correspondendo a uma vida puramente física, apta a
fortificar o corpo sem forçá-lo; período espontâneo e orientado graças,
notadamente, ao aleitamento materno;
2. O segundo período vai de 5 aos 12 (cinco
a doze) anos e é aquele no qual a criança desenvolve seu corpo e seu
caráter no contato com as realidades naturais, sem intervenção ativa de
seu preceptor;
3. O preceptor intervém mais diretamente no
terceiro período que vai de 12 a 15 (doze a quinze) anos, período no
qual o jovem se inicia, essencialmente pela experiência, à geografia e à
física, ao mesmo tempo em que aprende uma profissão manual ou ofício;
4. Dos 15 aos 20 (quinze aos vinte) anos
compreende-se o quarto período em que o homem floresce para a vida
moral, religiosa e social.
Este é, pois, o modelo básico de educação proposto por Rousseau para
substituir a educação tradicional que, em nome da civilização e do
progresso, obriga os homens a desenvolverem na criança a formação apenas
do intelecto em detrimento da educação física, do caráter moral e da
natureza própria de cada individuo.
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